alcool-70

Álcool 70%, entenda por que ele é utilizado para desinfecção e no combate ao coronavírus e H1N1

O álcool 70 é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. O álcool 70 é uma solução alcoólica destinada a higienização das mãos e pode ser encontrado em forma de gel, spray ou espuma.

Para a prevenção do contágio com o coronavírus, as autoridades nacionais e internacionais de saúde, como o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que, o álcool 70% é o recomendado para desinfetar as mãos, embora a lavagem com água e sabão, quando oportuno, é o mais indicado.

Isso tem comprovação científica por meio de estudos e pesquisas realizadas ao longo de décadas, desde o início do século XX.

O álcool é um microbicida com características antisséptica e desinfetante. Porém, sua atividade antimicrobiana está condicionada à sua concentração em peso ou em volume, em relação à água.

Como o álcool 70 % age contra as bactérias

Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microrganismo, seja bactéria, fungo ou vírus, como é o caso do coronavírus. Isso porque a água, além de impedir a desidratação da parede celular externa do microrganismo, retarda a evaporação do álcool permitindo maior tempo de contato para que haja a penetração do álcool no interior do microrganismo, resultando na sua destruição.

O uso do álcool em gel 70%

A fórmula em gel tem duas características que a qualificam como mais indicadas para a higienização das mãos:

  • A primeira é pela segurança, no caso de um acidente, por não espalhar rápido como o líquido, evitando assim o risco de incêndio.
  • A segunda é por ter um item hidratante na sua composição, ajudando a prevenir o ressecamento da pele.

Evite usar qualquer tipo de álcool

Os álcoois com concentração superior a 70%, sem a água ou com água em baixas proporções, desidratam o microrganismo sem matá-lo. É o caso, por exemplo, dos concentrados em 99,6% (absoluto) ou o 92,8%, utilizado como composição em fórmulas cosméticas ou solvente de outros produtos. São ineficazes no combate ao coronavírus porque evaporam com extrema rapidez.

E o mais importante de tudo, não esqueça que somente as soluções alcoólicas registradas pela ANVISA, designadas ao uso nas mãos, possuem em sua composição emolientes e sobreengordurantes que evitam o ressecamento delas após o uso.

Verifique todas as informações contidas na embalagem, não compre pela estética do frasco, e tome muito cuidado com as fraudes. Nessa época de epidemias, cresce o número de produtos que são falsificados.

É da sua saúde que estamos falando, portanto, tenha atenção ao adquirir um produto. Opte sempre por aquela empresa que procura resolver o seu problema e te ajudar da melhor maneira possível.

Por isso nós da Higilimp indicamos o uso do BT915, que é o álcool 70 % da empresa Bom Toque, empresa presente no ramo de fabricação de produtos nas categorias de limpeza geral, alimentícia, hospitalar, tratamento de piso, automotiva e lavanderia.

Blue Line Health BT915 é destinado para desinfecção de superfícies fixas em ambientes de assistência à saúde como hospitais, clínicas e laboratórios.

Para saber mais sobre BT915 álcool 70%, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email