importancia-quaternario-de-amonio

A importância do quaternário de amônio no combate a vírus, bactérias e o coronavírus

Provavelmente durante esta pandemia do coronavírus você já deve ter ouvido falar sobre o quaternário de amônio, essa substância que está presente principalmente nos desinfetantes bactericidas e em alguns outros produtos, tem ganhado muito destaque por causa do seu efeito positivo na luta contra bactérias e vírus, dentre eles o novo coronavírus.

O que é o quaternário de amônio?

Quaternários de amônio são uma família de compostos antimicrobianos agentes ativos catiônicos fortes, tendo ação tanto contra bactérias gram-positivas, quanto em bactérias gram-negativas. Possuem atividade desinfetante poderosa, agindo por destruição das proteínas do micro-organismo, ou seja, atua diretamente na membrana plasmática ou parede celular bacteriana, inibindo sua síntese, que é vital para sua sobrevivência, desta forma, provocando sua destruição e morte. Possui amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e negativas, na forma vegetativa e leveduras.

Em síntese os quaternários de amônio podem ser utilizados como ativo desinfetante em:

  • Desinfetantes comuns
  • Desinfetantes semicríticos
  • Fungicidas
  • Virucidas
  • Germicidas
  • Bactericidas
  • Bacteriostáticos
  • Agentes de controle de fungos e bolor.

Gerações do quaternário de amônio

  • 1935- 1ª geração: O Cloreto de Benzalcônio foi o primeiro derivado introduzido no mercado
  • 1955- 2ª geração: Cloreto de Etilbenzil
  • 1965- 3ª geração: É um misto da 1ª e 2ª geração, apresentando ótima estabilidade em presença de água dura
  • 1970- 4ª geração: São misturas dos quaternários da 1ª, 2ª e 3ª gerações, proporcionando ação germicida superior, baixa formação de espuma e alta tolerância às cargas de proteínas e água dura, além de baixa toxicidade.
  • 2005- 5ª geração: É uma mistura da 4ª geração com outro composto Dimetil. Como resultado, aumentou o espectro de ação e sua eficácia.

A mistura de quaternários impacta em menor concentração de uso para a eliminação dos micro-organismos e é cientificamente comprovada a evolução das gerações, ou seja, quanto maior a geração, melhor a ação frente aos ambientes hostis.

Quaternário de quinta geração

Dentro da cadeia de quaternários de amônio, são os da 5ª geração os preferidos para atuar como desinfetante. Isso porque ele tem um poder bactericida superior aos demais quaternários.

Com ele, é possível trabalhar com 0,32% de ativo para um processo de desinfecção comum, enquanto os quaternários das demais gerações necessitam de 0,6% de ativo para desempenhar o mesmo papel.

Ou seja, utilizando o quaternário da quinta geração você obtém um custo x benefício maior, conseguindo produzir um produto com o mesmo poder de desinfecção, mas tendo um custo menor.

Mas cuidado! Esse é um daqueles produtos que deve possuir registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Então, antes de adquirir o produto, tenha certeza de que ele possui todos os certificados e laudos necessários e que garantam uma maior segurança para a sua empresa e os seus profissionais.

Quaternário de amônio na indústria de desinfetantes

Os produtos do quaternário de amônio obtidos para uso em desinfetantes estão o Cloreto de Lauril – Miristil Dimetil Benzil Amônio; o Cloreto de Di-Decil, Dimetil Amônio; e muitos outros. Esses quaternários de amônio possuem propriedades bactericidas, fungicidas, algicidas e esporicidas e, com isso, são usados para fabricação de desinfetantes de uso doméstico, hospitalar, veterinário e industrial, além de serem usados para formulação de adubo foliar e em fluidos de perfuração de petróleo.

Quaternário de amônio na indústria de cosméticos

Na indústria de cosméticos o quaternário de amônio é encontrado em produtos como o cloreto de Cetil Trimetil Amônio; Cloreto de Lauril Trimetil Amônio; e Cloreto de estearalcônio. Trata-se de tensoativos catiônicos sintetizados para cremes condicionadores, máscaras capilares e cremes de enxague.  Os compostos do quaternário de amônio são suaves e conferem um toque sedoso e macio na formulação de loções e cremes devido a suas propriedades emulsionantes e antiestáticas.

Quaternário de amônio na indústria de alimentos

Como ocorre diariamente nas indústrias de alimentos, os produtos químicos biocidas são utilizados para minimizar os riscos de intoxicação alimentar, ampliar a sua vida útil e elevar os níveis de produtividade da planta.

Dentre as suas características positivas, na indústria de alimentos o quaternário de amônio, é muito eficiente como fungicida, bactericida e virucida, portanto possui excelente ação contra mofos e leveduras.

Produtos comercializados pele Higilimp que possuem quaternário de amônio

BT901 – Desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos

Mockup de uma embalagem de 5 litros do produto BT901

Desenvolvido com a combinação de dois ativos – Biguanida Polimérica e Quaternário de amônio de 5ª geração – amplamente utilizados nas áreas de Assistência à Saúde para desinfecção de superfícies e artigos. Indicado especialmente para desinfecção de superfícies fixas em geral e artigos não
críticos de hospitais, clínicas, asilos, consultórios médicos e odontológicos e laboratórios.

Vantagens do Blue Line Health BT901:

  • Eficácia comprovada frente aos vírus CORONAVÍRUS/MHV-3 (características semelhantes ao SARS, MERS e Covid-19 uma vez que pertence ao mesmo gênero) e Influenza vírus H1N1.
  • Eficácia comprovada frente aos microrganismos:
    • Klebsiella pneumoniae
    • Acinetobacter baumani
    • Proteus vulgaris
    • Serratia marcescens
    • Staphylococcus aureus
    • Salmonella choleraesuis
    • Pseudomonas aeruginosa
    • Escherichia coli
    • Enterococcus hirae
  • Eficaz contra bactérias resistentes a antibióticos, exemplo: MSRA (Staphylococcus aureus resistente a Meticilina) e VRE (Enterococcus resistente à Vancomicina).
  • Possui amplo espectro com rápida ação bactericida.
  • Alto desempenho frente bactérias gram-negativas e gram-positivas.
  • Alto desempenho na presença de matéria orgânica, diferentes durezas de água e variação de pH.
  • Baixo odor, baixa toxicidade aguda via oral, baixa irritabilidade cutânea e baixo potencial de irritação ocular na concentração de uso indicada.

Sua alta concentração de ativos permite alta diluição (0,2% – 1Litro de BT901 faz 500L de solução para limpeza), e (0,5% – 1Litro de BT901 faz 200L de solução desinfetante).

Para desinfecção utiliza-se 5mL de BT901 para 995ml de água (1/200) e para limpeza utiliza-se 2mL de BT901 para 998ml de água (1/500)

BT947 – Desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos

Mockup de uma embalagem de 5 litros do produto BT947

Desinfetante a base de Quaternário de amônio para desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos para ser utilizado em hospitais e demais locais de assistência à saúde. Ação antimicrobiana comprovada contra Staphylococcus Aureus, Salmonella Choleraesuis e Pseudomonas Aeruginosa.

Para desinfecção utiliza-se 50mL de BT947 para 950ml de água (1/20) e para sanitização utiliza-se 1/20 até 1/100.

Se você precisa de mais informações sobre os nossos produtos que contém quaternário de amônio, entre em contato conosco pelo televendas 51 3720-3124.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email